terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vaticano: Denuncia intolerância contra cristãos na Europa


A Santa Sé está preocupada com o novo fenômeno de intolerância e discriminação contra os cristãos na Europa, disse o porta-voz vaticano.
O Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, comentou, na recente edição de Octava Dies, semanário Centro Televisivo Vaticano, o relatório do "Observatório sobre a intolerância e a discriminação contra os cristãos na Europa", relativo aos últimos cinco anos, publicado em 10 de dezembro, em Viena (cf. http://www.intoleranceagainstchristians.eu).
"A importância do novo relatório consiste precisamente em destacar uma série ampla e detalhada de exemplos de intolerância contra os cristãos na Europa: atos de vandalismo, de ódio contra igrejas e símbolos religiosos, de ódio e ofensas contra as pessoas", afirmou o sacerdote jesuíta.
"É um alicerce sobre o qual se pode avaliar a extensão e a natureza do fenômeno", continuou.
"Uma importante oportunidade de reflexão e de compromisso, não só para quem está ativamente engajado na defesa do cristianismo e dos seus valores, mas para todas as pessoas honestas, que realmente querem preservar os valores da tolerância, da liberdade de expressão e de religião."
Citando o histórico discurso de Bento XVI no Westminster Hall, em Londres, o porta-voz salientou que "a religião não é um problema a ser resolvido, mas um fator que contribui de maneira vital para o debate público".
"Os britânicos o ouviram com atenção e respeito. Nosso desejo seria que os outros também fizessem isso", disse o Pe. Lombardi.
Neste sentido, destacou que, na cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), realizada em Astana há poucos dias, o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, afirmou com decisão que "a comunidade internacional deve combater a intolerância e a discriminação contra os cristãos com a mesma determinação com que o faz contra a luta e o ódio com relação a outras comunidades religiosas".

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes