quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bento XVI cria nova diocese na Bahia e transfere dois bispos auxiliares de Salvador


O papa Bento XVI anunciou, na manhã de hoje, 15, a criação da diocese de Camaçari, no estado da Bahia, e nomeou dom João Carlos Petrini, seu primeiro bispo, transferindo-o da arquidiocese de Salvador (BA), onde era auxiliar. Com a nova diocese, que foi desmembrada da arquidiocese de Salvador, sobe para 274 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil (41 arquidioceses; 213 dioceses; 3 eparquias; 13 prelazias; 1 exarcado; 1 ordinariado para fieis de Rito Oriental; 1 ordinariado militar e 1 administração apostólica pessoal)
A diocese de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador, terá uma população de 708 mil habitantes, sendo 481 mil católicos, em uma área de 2.382 km2. São nove municípios com 18 paróquias, 20 padres, 15 seminaristas, 47 irmãs e 8 congregações religiosas.
Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador, a cerimônia de instalação da nova diocese e posse de seu primeiro bispo acontece no dia 19 de fevereiro e contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.
Além da transferência de dom Petrini para a recém-criada diocese, o papa anunciou a nomeação de dom Josafá Menezes da Silva, 51, também bispo auxiliar em Salavador, para a diocese de Barreira (BA). Ele sucederá a dom Ricardo Josef Weberberger, 71, que morreu em agosto desse ano, vítima de um câncer no cérebro.

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Videos

Loading...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes